Em nossos dias vivemos uma espécie de “religião”do corpo, com o culto as formas e as medidas. Uma veneração á estética da aparência, com o sacrifício oferecido no altar da sociedade das imagens, onde vale aquilo que se vê. Os cuidados com o corpo tornaram-se uma marca do nosso tempo. Quase uma obsessão. Não faltam dietas, academias, cirurgias plásticas etc. Tudo isso voltado para enaltecer a boa performance física.
Conquanto seja importante cuidar da saúde física, do corpo e da aparência, a noção de vida saudável vai além dos limites da exterioridade. Saúde integral implica cuidados com a interioridade, com os sentimentos e as emoções que habitam a alma humana.
Um dos princípios básicos da reeducação alimentar é o corte de tudo o que é prejudicial ao organismo. Não é possível um corpo sadio sem eliminação de toxinas, do excesso de gorduras e de tudo que comprometa a saúde, através da alimentação inadequada.
Se o corpo recebe cuidados, porque nega-los á alma. A alma também adoece. A nossa alma é a morada dos nossos sentimentos. Alguns sentimentos são como toxinas, com alto poder de contaminação. Vida saudável pressupõe, também, emoções sadias, sentimentos descontaminados, livres das ações danosas do orgulho, da amargura, da vingança e do ódio, por exemplo. Eles produzem veneno em nossa interioridade.
Toda pessoa orgulhosa é doente e não se da conta disso. O orgulho conduz ao isolamento e se fundamenta numa grande ilusão:a de querer ser aquilo que não se é. Por isso, o orgulhoso é um tolo que passa a vida fazendo mal a si mesmo. Libertando-se do orgulho, a pessoa libera o coração para expressar outros sentimentos mais saudáveis.
Pessoas amarguradas vivem com a alma sangrando, gotejando lágrimas de um eterno sofrer. A amargura se alimenta de ressentimentos, mágoas e frustrações. A pessoa amargurada tem o olhar tristonho e sem brilho. Geralmente, a amar revela uma incapacidade de perdoar(a si e aos outros), e de superação diante dos dissabores da vida.
Um outro mal que deve ser retirado dentro de nós é a vingança. O espírito vingativo é próprio de uma alma enferma. A vingança é a arma dos fracos, dos que não têm Deus no coração. A vida dá sempre muitas voltas; ela mesma se encarregará de esclarecer muitas coisas. Nada melhor do que um dia após o outro, e o futuro entregue a DEUS!...
Todavia, de todos os males que comprometem a saúde interior, nenhum é tão nocivo como o ódio. Ele é uma espécie de tumor maligno na alma humana. É um câncer invisível, mas que contamina toda a existência-corpo,alma e espírito. Ele é irracional.Terrível!...
Cuide bem do seu corpo! Elimine tudo o que contamina o seu organismo. Contudo, não deixe sua alma adoecer. Combata as toxinas que comprometem seus sentimentos e suas emoções. Elabore uma dieta para sua alma, á base do amor, do perdão, da humildade e da alegria, e deixe a sua alma sorrir. Jamais esqueça:Ser feliz é, essencialmente ser livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário